Ranking de Criação de Valor das Empresas Sul Americanas: estudo multicritério a partir dos métodos DP2 e VIKOR

Autores

  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Mara Vogt Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Darclê Costa Silva Haussmann Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Adriana Kroenke Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.308-324

Palavras-chave:

Criação de Valor; Métodos Muticritério; DP2; VIKOR; América do Sul.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o ranking das empresas Sul Americanas a partir dos métodos multicritério DP2 e VIKOR, considerando a criação de valor. Para tanto, foram analisadas as informações disponíveis de empresas de quatro países (Argentina, Brasil, Chile e Peru), correspondendo a um total de 69 empresas. Além disso, os dados foram referentes ao período de 2011 a 2015. Vale ressaltar que para mensurar a criação de valor optou-se pelas variáveis EVA e MVA. Com o intuito de elaborar o ranking de criação de valor para o EVA, MVA e EVA/MVA foram utilizados os métodos multicritério DP2 e VIKOR. A partir dos resultados conclui-se que as empresas dos quatro países sul americanos analisados, apresentaram posições muito próximas e em alguns casos, iguais nos dois rankings analisados (EVA e MVA). Sendo assim, ressalta-se que os métodos foram eficientes para identificar as empresas que mais criam valor nos países analisados, o que gera mais confiança por parte dos investidores, estes que podem considerar as duas variáveis de forma individual ou, analisadas conjuntamente. A criação de valor é essencial para as empresas que buscam alavancar cada vez mais. A pesquisa torna-se relevante pois, as variáveis utilizadas para a realização deste estudo são essenciais, quando trata-se de criação de valor à nível mundial. Além disso, contribui para que as empresas escolham as melhores opções de investimento, dentre as empresas que apresentaram as informações necessárias, tendo em vista essa riqueza aqui exposta por meio de rankings.

Biografia do Autor

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Mara Vogt, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda e mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB),

Larissa Degenhart, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Darclê Costa Silva Haussmann, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Doutoranda em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Professora substituta da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Adriana Kroenke, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Hein, N., Vogt, M., Degenhart, L., Haussmann, D. C. S., & Kroenke, A. (2020). Ranking de Criação de Valor das Empresas Sul Americanas: estudo multicritério a partir dos métodos DP2 e VIKOR. Desenvolvimento Em Questão, 18(50), 308–324. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.308-324

Edição

Seção

Artigos