Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-Line
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.331-354Palabras clave:
Universidades Comunitárias brasileiras; Instituições de Ensino Superior; Plano de Desenvolvimento Institucional; Comunicação Integrada de Marketing; Ambiente on-line; Gestão da comunicaçãoResumen
Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a gestão da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no ambiente on-line, de acordo com o proposto por Gurau (2008). A pesquisa foi realizada com base no método exploratório, seguindo as premissas da narrativa e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores das Universidades investigadas, que propõe três etapas para a adaptação das mensagens online: aos valores corporativos, aos objetivos estratégicos e táticos da comunicação, bem como customização. A investigação corroborou quanto aos valores corporativos e, também apresentou discrepâncias de achados frente as estratégias e táticas de comunicação e a customização. Ainda, agregou novas perspectivas ao processo da CIM no ambiente on-line das Universidades, enfatizando a importância da comunicação interna como uma ferramenta de suporte a gestão.
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