Feiras Colaborativas e Economia Criativa em Caruaru, Pernambuco

Autores

  • Elisabeth Cavalcante dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru
  • Camila de Melo Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.286-307

Palavras-chave:

Economia da Cultura. Economia Criativa. Feiras Colaborativas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as feiras colaborativas que constituem a Economia Criativa da cidade de Caruaru-PE. Para isso, buscou-se, identificar o perfil dos seus empreendimentos e empreendedores(as), e compreender como ocorrem os processos de produção, circulação e consumo. Foi adotada abordagem qualitativa, e a pesquisa se caracteriza como descritiva. Foram realizadas visitas a 5 feiras colaborativas, e 8 entrevistas abertas e semiestruturadas com produtores(as) locais que participam das feiras estudadas. Como resultados, constatou-se que as feiras colaborativas têm valorizado marcas autorais locais e gerado oportunidades para produtores iniciantes exporem, divulgarem e venderem seus produtos, bem como realizarem parcerias. Verificou-se também que a maioria dos empreendedores que participam das feiras são mulheres, e que estas sentem diferenças em relação às feiras colaborativas independentes, e aquelas promovidas por órgãos públicos, como a prefeitura da cidade. Ressaltou-se a importância dessas feiras na inserção profissional de jovens recém-formados, que possuem empreendimentos com forte posicionamento social e ambiental, o que os diferencia dos negócios locais. Por fim, dois pontos foram destacados: a importância de se compreender a dinâmica da economia criativa a partir do contexto na qual ela se insere ; e que a atuação em feiras aparece como alternativa à situação desemprego, por meio de uma inserção num mercado informal, atrelada a uma situação de vulnerabilidade dos agentes entrevistados.

Biografia do Autor

Elisabeth Cavalcante dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru

Doutora em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru.

Camila de Melo Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru.

Downloads

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Santos, E. C. dos, & Silva, C. de M. (2020). Feiras Colaborativas e Economia Criativa em Caruaru, Pernambuco. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 286–307. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.286-307