Modelos Mentais dos Empreendedores e o Desempenho Organizacional: um ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.63-75Palabras clave:
Modelos mentais. Empreendedorismo. Desempenho organizacional.Resumen
Um modelo mental é uma representação dinâmica, uma simulação do mundo, que estabelece a forma pela qual o indivíduo entende, observa, armazena e acessa as informações. Os modelos mentais armazenam as informações para transformá-las em conhecimento. Neste sentido, os estudos indicam uma relação positiva entre os modelos mentais e o desempenho organizacional. Esta pesquisa tem como objetivo discutir as dimensões dos modelos mentais e o desempenho organizacional por meio de um ensaio teórico. Com base nos documentos pesquisados e literatura da área, identificou-se algumas das dimensões dos modelos mentais dos empreendedores que influenciam de forma positiva no desempenho de suas organizações: o seu conhecimento, sua criatividade e seu relacionamento. Com base nos resultados alcançados, esta pesquisa propôs um modelo com três proposições de pesquisa considerando as dimensões dos modelos mentais dos empreendedores. Este estudo contribui apresentando uma melhor compreensão e identificação das dimensões dos modelos mentais dos empreendedores que estão atreladas ao desempenho de sua organização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).