Protagonismo das Cooperativas na Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Reflexões Teóricas e Agenda de Pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.83-103Mots-clés :
Doutrina e Filosofia Cooperativista, Bem Estar Social e Qualidade de Vida, Transformação CulturalRésumé
Buscou-se com o presente Ensaio Teórico refletir acerca de como as organizações cooperativas podem contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A presente proposta se torna essencial na medida em que busca refletir acerca desta relação, contribuindo com as discussões sobre o papel e as contribuições do cooperativismo na concretização dos ODS e suas Metas, considerando suas especificidades em termos de organização e de gestão. Partindo-se dos atributos decorrentes da natureza do movimento cooperativista, bem como a evidente manifestação de contradições e de limites no modelo dominante e hegemônico de sociedade, as cooperativas, por meio de seus atores sociais, guiadas por princípios de solidariedade e compartilhamento assumem papel de destaque na promoção dos ODS no mundo. Tornam-se determinantes no processo de conscientização, transformação e mudança cultural dos indivíduos de modo que possam repensar a ação e o papel desempenhado no mundo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).