Extensão Universitária no Processo de Integração dos Imigrantes Internacionais à Comunidade Regional
UNIVERSITY EXTENSION IN THE INTEGRATION PROCESS OF INTERNATIONAL IMMIGRANTS TO THE REGIONAL COMMUNITY
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.57.10749Mots-clés :
Imigrantes Internacionais. Extensão Universitária. Integração. Desenvolvimento.Résumé
O presente artigo debate acerca do grande fluxo migratório hoje para o Brasil, e mais especificamente para o Rio Grande do Sul, e como tem se dado a relação com os imigrantes no território, sob o ponto de vista do acesso a direitos, serviços e a garantia e implementação de políticas públicas do Estado que são viabilizados por novos agentes: as universidades e seus projetos de extensão. A partir do referencial teórico, com destaque para a Teoria da Estruturação de Giddens, e de uma análise qualitativa, feita a partir de entrevistas ao longo do ano de 2018 e 2019, verificou-se a atuação de projetos de extensão no Rio Grande do Sul de duas universidades federais que prestam serviços aos imigrantes e interagem com o Estado e com a comunidade. Percebeu-se que muitos desses serviços e a própria garantia de direitos pelo Estado, foram viabilizados por intermédio destas universidades, o que demonstra, primeiro, sua importante função de agente dentro da estrutura e, segundo, sua proximidade e compromisso com o social e com a comunidade, mesmo em um momento de constantes cortes no orçamento e financiamento de projetos por parte do governo federal.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).