Capitalismo, Governo e a Figura do Empresário: Qual a Percepção da População no Contexto Brasileiro?
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.54.68-82Mots-clés :
Capitalismo, Estado, Governo, Empresário, PopulaçãoRésumé
A polarização política tem figurado cada vez mais no cotidiano das pessoas, e por ter grande impacto no funcionamento da sociedade, tornou-se um problema social e econômico. A eleição de um novo presidente alinhado aos ideais de direita após um longo período de governos de esquerda aflorou ainda mais o debate. Ademais, essa conjuntura auxiliou no surgimento de alguns personagens que se sobressaíram neste cenário de transição política, como foi o caso da classe empresarial brasileira, intimamente ligada ao sistema capitalista. Portanto, o presente estudo apresentou como objetivo identificar a percepção da população sobre o capitalismo, o governo e a figura do empresário no cenário brasileiro. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey com 534 respondentes. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas univariadas e bivariadas. Os resultados elucidaram que, com relação à caracterização da amostra, a maioria dos respondentes possui até 37 anos e são do gênero feminino, possuem escolaridade de nível superior e renda familiar de até 6 salários mínimos. Além disso, verificou-se que não existe significância na diferença entre grupos de gênero, escolaridade, renda e etnia em relação às percepções estudadas, mas existe significância na relação de religião e estado, estado civil e percepção de empresários. Por fim, observou-se que a variável que mais se correlaciona com outras é a religião, possuindo relação direta com o gênero, estado civil e com a etnia dos respondentes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).