A Influência das Capacidades de Detecção, Apreensão e Reconfiguração no Desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas Sustentáveis
THE INFLUENCE OF DETECTION, SEIZING AND RECONFIGURATION CAPACITIES ON THE DEVELOPMENT OF ORIENTED ON SUSTAINABILITY
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11550Mots-clés :
Capacidades Dinâmicas, Sustentabilidade, Rotinas, Processos, RecursosRésumé
O estudo buscou analisar a influência das capacidades de detectar oportunidades e ameaças (sensing), capacidade de apreensão de oportunidades (seizing) e capacidade de gerenciar ameaças e transformações (reconfiguring) no desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas Sustentáveis em indústrias da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Com natureza descritiva, foi conduzido por meio de uma survey com setenta e sete indústrias de grande porte, com análise quantitativa dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Pode-se concluir que a articulação das capacidades dinâmicas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade pode auxiliar as empresas no desenvolvimento de capacidades dinâmicas sustentáveis. Com relações as implicações teóricas, o artigo contribui para o avanço dos estudos relacionados às capacidades dinâmicas e sustentabilidade, haja visto que os estudos que utilizam os dois conceitos ainda são incipientes. Argumenta-se que se as empresas desenvolverem a capacidade de detectar oportunidade e ameaças, apreensão de oportunidades e gerenciamento de ameaças e transformações orientadas à sustentabilidade, migrarão para estratégias e operações que se traduzirá em viabilidade não só econômica, mas também ambiental e social. Portanto, desenvolver capacidades dinâmicas sustentáveis é um caminho para a sustentabilidade empresarial.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.