A Influência das Capacidades de Detecção, Apreensão e Reconfiguração no Desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas Sustentáveis
THE INFLUENCE OF DETECTION, SEIZING AND RECONFIGURATION CAPACITIES ON THE DEVELOPMENT OF ORIENTED ON SUSTAINABILITY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11550Palavras-chave:
Capacidades Dinâmicas, Sustentabilidade, Rotinas, Processos, RecursosResumo
O estudo buscou analisar a influência das capacidades de detectar oportunidades e ameaças (sensing), capacidade de apreensão de oportunidades (seizing) e capacidade de gerenciar ameaças e transformações (reconfiguring) no desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas Sustentáveis em indústrias da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Com natureza descritiva, foi conduzido por meio de uma survey com setenta e sete indústrias de grande porte, com análise quantitativa dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Pode-se concluir que a articulação das capacidades dinâmicas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade pode auxiliar as empresas no desenvolvimento de capacidades dinâmicas sustentáveis. Com relações as implicações teóricas, o artigo contribui para o avanço dos estudos relacionados às capacidades dinâmicas e sustentabilidade, haja visto que os estudos que utilizam os dois conceitos ainda são incipientes. Argumenta-se que se as empresas desenvolverem a capacidade de detectar oportunidade e ameaças, apreensão de oportunidades e gerenciamento de ameaças e transformações orientadas à sustentabilidade, migrarão para estratégias e operações que se traduzirá em viabilidade não só econômica, mas também ambiental e social. Portanto, desenvolver capacidades dinâmicas sustentáveis é um caminho para a sustentabilidade empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).