Consciência Ambiental, Consumo Sustentável e Intenção de Compra de Smartphones Remanufaturados: Uma Survey no Nordeste do Brasil
ENVIRONMENTAL AWARENESS, SUSTAINABLE CONSUMPTION AND PURCHASE INTENT FOR REMANUFACTURED SMARTPHONES: A SURVEY IN NORTHEAST BRAZIL
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11703Mots-clés :
Consciência ambiental. Consumo sustentável. Smartphones remanufaturados.Résumé
A consciência ambiental e o consumo sustentável são importantes na intenção de compra de Smartphones remanufaturados, pois a quantidade de resíduos tóxicos produzidos pelo descarte inadequado de aparelhos eletroeletrônicos se tornou uma problemática, tendo em vista que possuem metais pesados, os quais causam danos ao meio ambiente e à saúde da população. Neste contexto, o estudo tem como analisar a consciência ambiental, o consumo sustentável e a intenção de compra de Smartphone remanufaturado. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma survey aplicada na região nordeste do Brasil, com o uso da análise fatorial confirmatória para validar as variáveis observáveis e os construtos da pesquisa. Os resultados ressaltam que os consumidores estão despertando para a consciência ambiental, construindo novos hábitos de consumo sustentáveis, por meio da intenção de compra de Smartphone remanufaturados, os quais tragam menores impactos negativos ao meio ambiente, tornando-se uma das variáveis inclusas na análise do risco percebido pelo comprador.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).