Satisfação, suporte social e organizacional: um estudo no Instituto Federal do Espírito Santo
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12179Mots-clés :
Gestão de pessoas; instituição de ensino; suportes para o trabalho; Satisfação no trabalho.Résumé
Este estudo analisou o impacto da percepção do suporte social e organizacional na satisfação no trabalho em uma instituição de ensino público, e, adicionalmente, verificou a relação do nível de satisfação dos servidores no relacionamento com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza e com as promoções no trabalho. Trata-se de um estudo quantitativo aplicado aos servidores de uma Instituição de Ensino Superior Público. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se Escala de Satisfação no Trabalho, Escala da Percepção do Suporte Social no Trabalho e Escala da Percepção do Suporte Organizacional. Os resultados encontrados mostram que os suportes social e organizacional apresentam impactos positivos e significativos na satisfação no trabalho, no entanto são percebidos de forma moderada na instituição. Os fatores que mais contribuem para a insatisfação no trabalho foram o salário e as promoções. Os demais fatores encontram-se no nível de indiferença, o que indica que existe baixa satisfação no trabalho na instituição.
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