Métodos e Práticas Integrativas em P&D: Contribuições para a Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV) de Eletricistas de Linha Viva
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12318Mots-clés :
Pesquisa e Desenvolvimento, Setor Elétrico, Ergonomia, Biomecânica, CibernéticaRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar métodos e práticas integrativas desenvolvidas em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que visa à melhoria da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho (SSQV), por meio de soluções em ferramentas para Eletricistas de Linha Viva (ELV). Para isso, o projeto baseia-se em estudos teóricos e empíricos em Ergonomia, Biomecânica e Cibernética aplicados à tarefa de Poda de Vegetação. Os resultados apresentam os métodos e práticas articulados no projeto e suas constatações preliminares. Entende-se que as inovações proporcionadas pela P&D rompem com métodos e práticas tradicionais ao propor a integração entre Ergonomia, Biomecânica e Cibernética e seus usos por meio de softwares e plataformas de motion capture system e de simulação 3D de forma original no setor elétrico. Para além disso, os resultados preliminares direcionam para o potencial industrial, científico e tecnológico do projeto que possa culminar em melhoria na saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho (SSQV).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Desenvolvimento em Questão 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).