Análise das Abordagens da Atividade Turística no Plano Diretor de São Sebastião - SP
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.13.87-110Résumé
O paradigma do desenvolvimento tem direcionado o olhar para as vocações regionais. O objetivo deste trabalho foi verificar como o Plano Diretor de São Sebastião – SP retrata a atividade turística como elemento promotor do desenvolvimento regional. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com coleta de dados bibliográficos e documental, de abordagem qualitativa. Verificou-se que a atividade turística é tratada como a principal vocação regional, dado seu retorno social, econômico e ambiental, que se mostra ser mais equilibrado em relação às outras atividades existentes no município. Percebeu-se, no entanto, que existe uma dificuldade para incorporar concretamente a participação da população, um dos pressupostos do desenvolvimento tal qual pregam as abordagens contemporâneas sobre o tema, mesmo após a revisão do Plano Diretor.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).