Políticas de Ação Afirmativa e Relações Raciais no Brasil e nos Estados Unidos
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.14.43-87Résumé
O objetivo deste trabalho consiste em discutir, por intermédio de uma abordagem comparativa, alguns aspectos das relações raciais nos Estados Unidos e no Brasil, suas semelhanças e diferenças. Além disso, são debatidos detalhes relativos à adoção de políticas de ação afirmativas nos dois países: os pressupostos determinantes das políticas de ação afirmativas instituídas (raça ou classe ou ambos), o seu contexto político e social, os objetivos que pretendiam alcançar e o papel fundamental do Poder Judiciário na sua criação e manutenção em ambos os países.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).