Aspectos Socioambientais da Produção de Álcool e Cachaça no Noroeste–Missões do Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.257-288Mots-clés :
Gestão de resíduos de cana, Vinhaça, Impactos ambientais.Résumé
A produção de aguardente e de álcool hidratado na região Noroeste-Missões do RioGrande do Sul é responsável pela dispersão de efluentes líquidos, representados pela vinhaça e sólidos oriundos do bagaço da cana, além das cinzas resultantes de sua combustão para geração de energia térmica, tanto em uma usina como em destilarias. O objetivo deste trabalho é caracterizar a gestão dos resíduos resultantes da produção semi artesanal de aguardente e industrial de álcool, identificando os riscos ambientais potenciais decorrentes das etapas dos processos produtivos. Discute também a gama de alternativas de gestão destes resíduos pelos estabelecimentos produtores da região Noroeste-Missões do Rio Grande do Sul, em conformidade com os requisitos legais. O estudo caracteriza-se como pesquisa de caráter exploratório, aplicada e descritiva, envolvendo pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os potenciais impactos foram acessados por entrevista com os responsáveis por destilarias e uma usina, em 24 municípios da região. O trabalho descreve as características da região produtora de cana-de-açúcar, as principais etapas do processo produtivo de aguardente e de álcool combustível e os potenciais impactos ambientais. A vinhaça representa o maior potencial de gerar danos ambientais e, também, uma grande possibilidade de atenuação, pelo emprego como biofertilizante. O mesmo ocorre com a utilização de resíduos sólidos, tanto bagaço e cinzas, quanto matérias-primas alternativas em diversos processos, em curso nas destilarias da região. Conclui-se que há um conjunto de possibilidades viáveis para o uso da vinhaça e do bagaço da cana-de-açúcar, que podem representar a atenuação de impactos ambientais, inclusive capazes de gerar ganhos ambientais de grande relevância e atender os pressupostos da sustentabilidade ambiental.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).