Uma Análise das Externalidades Geradas pela UHE de Estreito (MA) e o Processo de Desenvolvimento
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.251-278Mots-clés :
Informação, Sociedade, Externalidades, Geração hídrica, UHE Estreito.Résumé
Este estudo possui o objetivo de analisar as principais externalidades que seriam potencialmente geradas pela UHE de Estreito no Maranhão. A investigação questionou até que ponto estas externalidades foram mitigadas ou prevenidas de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental-EIA/Relatório de Impacto no Meio Ambiental - RIMA. A metodologia inicialmente realizou entrevistas abertas junto aos envolvidos no projeto e coletou informações junto a relatórios referentes à zona de abrangência da hidrelétrica. Em seguida, avaliou os impactos econômicos, sociais e ambientais da implantação da UHE de Estreito, assim como, comparou estes impactos identificados com as propostas feitas pelo EIA/RIMA. O estudo verificou que apesar das propostas de programas ambientais delineadas pelo EIA/RIMA, nem todas foram suficientes para suprir a carência do município, visto que este ainda se apresenta com ausência de infraestrutura básica, condições de saneamento precário e, nível da qualidade de vida baixo.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).