Uma Análise das Externalidades Geradas pela UHE de Estreito (MA) e o Processo de Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.251-278Palavras-chave:
Informação, Sociedade, Externalidades, Geração hídrica, UHE Estreito.Resumo
Este estudo possui o objetivo de analisar as principais externalidades que seriam potencialmente geradas pela UHE de Estreito no Maranhão. A investigação questionou até que ponto estas externalidades foram mitigadas ou prevenidas de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental-EIA/Relatório de Impacto no Meio Ambiental - RIMA. A metodologia inicialmente realizou entrevistas abertas junto aos envolvidos no projeto e coletou informações junto a relatórios referentes à zona de abrangência da hidrelétrica. Em seguida, avaliou os impactos econômicos, sociais e ambientais da implantação da UHE de Estreito, assim como, comparou estes impactos identificados com as propostas feitas pelo EIA/RIMA. O estudo verificou que apesar das propostas de programas ambientais delineadas pelo EIA/RIMA, nem todas foram suficientes para suprir a carência do município, visto que este ainda se apresenta com ausência de infraestrutura básica, condições de saneamento precário e, nível da qualidade de vida baixo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).