O Papel da Coopeixe no Desenvolvimento do Território da Pesca e Aquicultura do Médio São Francisco, Minas Gerais
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.204-234Mots-clés :
Cooperativa, aquicultura, desenvolvimento territorial.Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar como a Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco LTDA (COOPEIXE) está contribuindo para o processo de desenvolvimento territorial no Território da Pesca e Aquicultura do Médio São Francisco, Minas Gerais, sinalizando sua interação com as políticas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja coleta de dados se deu através de aplicação de entrevistas, observação e pesquisa documental. Três categorias analíticas sintetizam os resultados: (i) articulação institucional, onde verificou-se a capacidade de inserção da Cooperativa nos diferentes espaços de gestão de políticas públicas e composição de órgãos colegiados; (ii) inclusão produtiva, onde verificou-se as estratégias adotadas pela COOPEIXE que geraram impactos na atividade produtiva aos cooperados que outrora não acessavam mercados, capacitação e orientação; e (iii) agregação de valor, onde observou-se os processos capazes de agregar valor à produção do quadro de cooperados, como beneficiamento, certificação e planejamento da produção.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).