Identificando a aplicabilidade da tecnologia 3g, referente à telefonia móvel, junto ao cidadão comum
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2011.17.123-157Résumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com quatrocentos e cinquenta e sete indivíduos, entre maio e julho de 2008, em uma localidade da região sul do país, que tencionou medir a acessibilidade e aplicabilidade dos recursos oferecidos pela tecnologia 3G pelo cidadão comum. Para isso, foi levantado o conhecimento junto ao consumidor, frequentador desta localidade, denominado e visto aqui como cidadão comum, sobre como ele utiliza, propõe-se a utilizar, e considera sob o ponto de vista do uso, ergonomicamente viável, muitos dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel celular, dentre eles o acesso a internet através de um aparelho móvel celular, utilizando a tecnologia 3G. O artigo está estruturado com uma introdução, discussão teórica, metodologia e apresentação de resultados. O objetivo é oferecer subsídios para contribuir com a gestão da tecnologia 3G enquanto inovação. Entre os resultados obtidos se destaca a hipótese da tecnologia 3G, no que diz respeito ao cidadão comum, ser mais uma tecnologia de venda do que de aplicação.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).