Alinhamento dos Recursos da Empresa ao seu Comportamento Estratégico: uma Agenda de pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.16.103-130Résumé
Este artigo objetiva apresentar propostas de estudos futuros que mostrem descobertas sobre a relação entre os recursos de uma organização e o seu comportamento estratégico. Para realizá-lo utilizou-se a visão baseada em recursos (resource-based view – RBV) para a definição dos recursos estratégicos da empresa, sobretudo das capacidades dinâmicas, a partir de Barney (1991) e Teece, Pisano e Shuen (1997). O comportamento estratégico, por sua vez, foi definido utilizando-se a tipologia de Miles e Snow (1978) para identificar a organização como defensora, prospectora, analista ou reativa. Como os resultados encontrados em outros trabalhos mostraram-se contraditórios, este estudo formulou cinco hipóteses a serem pesquisadas para relacionar os recursos e capacidades ao comportamento estratégico. Se realizadas, tais pesquisas permitirão comparar os resultados do Brasil com outros estudos internacionais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).