Percepções dos Residentes em São Bento do Sul (SC) sobre as Possibilidades de Desenvolvimento do Município
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.254-267Mots-clés :
Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Urbana, Arranjos Produtivos LocaisRésumé
O objetivo deste estudo foi o de identificar a percepção dos residentes no município de São Bento do Sul (SC) sobre as possibilidades de desenvolvimento daquela localidade, a partir das estimativas da Matriz de Insumo-Produto da região obtidas na pesquisa de Brene et al. (2011), realizada em 2010. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como quantitativa/qualitativa pelos métodos e técnicas empregados (método Delphi, estatística descritiva e multivariada, além de análise fatorial). Os principais resultados apontam para a não percepção dos moradores de que a constituição de Arranjos Produtivos Locais (APLs) pudessem representar possibilidades de melhoria, conforme identificados nas projeções quantitativas de Brene et al. (2011). O eventual potencial turístico da cidade não foi percebido pelos entrevistados como relevante para os demais setores produtivos do referido município. Observou-se que, embora os entrevistados identifiquem benefícios trazidos pela modernização de algumas empresas, seus setores não seriam contemplados por alocação de recursos. Contudo, outros atributos percebidos pelos entrevistados corroboram com as estimativas realizadas no estudo anterior.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).