Incerteza, Racionalidade e Procedimentos em Ações de Desenvolvimento Local
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2003.2.123-149Résumé
O trabalho discute as conseqüências de algumas abordagens teóricas das relações entre incerteza e racionalidade sobre os procedimentos adotados em ações de desenvolvimento local. Na primeira parte do trabalho são discutidos alguns aspectos da Teoria Clássica da Decisão, da Teoria da Utilidade e da Teoria da Racionalidade Limitada, considerados relevantes para a interpretação de procedimentos em ações de desenvolvimento. Na segunda parte discute-se dois tipos de ação de desenvolvimento: a análise-diagnóstico de situações de desenvolvimento e o aconselhamento a agricultores indicando que o horizonte de complexidade dos atuais procedimentos utilizados, baseados fundamentalmente na Teoria Clássica da Decisão, está aquém da complexidade das situações reais. Discute-se então como alguns conceitos relacionados à Teoria da Racionalidade Limitada, como o de incerteza processual, e alguns aspectos da formalização da tomada de decisão proposta pela Teoria da Utilidade poderiam contribuir para a elaboração de procedimentos mais adequados para a análise dos dois tipos de ações de desenvolvimento analizados. Salienta-se, por fim, que uma melhor formação dos técnicos no que diz respeito às teorias da decisão poderia contribuir significativamente para aprimorar os seus procedimentos em ações de desenvolvimento.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).