As Diferenças Culturais e Socioeconômicas e o Impacto na Internacionalização Empresarial: um estudo comparativo entre duas empresas multinacionais

Autores

  • Shalimar Gallon Faculdade Meridional (Imed)
  • Angela Beatriz Busato Scheffer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jorge Filipe da Silva Gomes Universidade de Lisboa (UL), Portugal
  • Vitor Francisco Dalla Corte Faculdade Meridional (Imed)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.222-246

Palavras-chave:

Expatriação, Cultura portuguesa, Cultura brasileira, Internacionalização, Gestão de Recursos Humanos

Resumo

A expatriação tem emergido como uma temática importante nos estudos gerenciais. O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores culturais e socioeconômicos que impactam no processo de expatriação e internacionalização de duas empresas de países próximos culturalmente. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de múltiplos casos em uma multinacional brasileira e uma portuguesa. Por meio de um roteiro semiestruturado, foram realizadas 30 entrevistas, as quais foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo com o auxílio do software Max-Qda (2007) na organização das categorias de análise. Os relatos dos portugueses e dos brasileiros são muito similares quando abordam as diferenças entre os dois países. Embora próximos em função de sua história, a dificuldade com os entendimentos no uso da língua portuguesa, as diferenças na tomada de decisões, os preconceitos ainda existentes marcam a interação entre os profissionais e as empresas, revelando-se, assim, proximidades e distanciamentos. São citadas ainda a legislação para os expatriados, burocracia, corrupção, ‘jeitinho brasileiro’, a diferença de infraestrutura e da educação básica como entraves.

Biografia do Autor

Shalimar Gallon, Faculdade Meridional (Imed)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade Meridional (IMED).
Business School
Programa de Pós-Graduação em Administração

Angela Beatriz Busato Scheffer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Universidade federal do rio grande do sul
Escola de administração
Programa de Pós-Graduação em Administração

Jorge Filipe da Silva Gomes, Universidade de Lisboa (UL), Portugal

Doutor em Administração pela Manchester Business School, Inglaterra. Professor da Universidade de Lisboa (UL). 

Instituto Superior de Economia e Gestão

Vitor Francisco Dalla Corte, Faculdade Meridional (Imed)

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Faculdade Meridional (IMED).

 

Faculdade Meridional - IMED
Business School
Programa de Pós-Graduação em Administração

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Gallon, S., Scheffer, A. B. B., Gomes, J. F. da S., & Dalla Corte, V. F. (2019). As Diferenças Culturais e Socioeconômicas e o Impacto na Internacionalização Empresarial: um estudo comparativo entre duas empresas multinacionais. Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 222–246. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.222-246

Edição

Seção

Artigos