Análise do Capital Social dos Agentes de um APL da Atividade Vinícola

Autores/as

  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Gustavo Cristiano Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gilson Ditzel Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.508-537

Palabras clave:

Arranjo Produtivo Local, Vitivinicultura, capital social, cooperação

Resumen

As discussões na literatura apontam para novas dinâmicas produtivas com a valorização da articulação dos agentes territoriais, como ocorre com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).De forma geral, estes APLs são constituídos por um conjunto de agentes econômicos, sociais e políticos do território, os quais interagem em ações conjuntas que visam ganhos de competitividade, implicando na relação direta com o capital social.Neste sentido, o artigo buscou analisar elementos do capital social de um APL da área vinícola, incluindo as relações sociais e a interação dos seus agentes.Quanto à metodologia, a pesquisa utilizou o método de estudo de caso no APL de Vinhos de Altitude Catarinense, com a coleta de fontes primárias a partir de entrevistas com o conjunto de agentes deste arranjo produtivo.Os dados foram tabulados com métodos estatísticos e ARS, possibilitando uma abordagem quantiqualitativa.Como síntese dos principais resultados ressalta-se que este APL de vitivinicultura possui um bom nível de confiança, engajamento e comprometimento entre os agentes.Contudo, a rede possui uma baixa interação social, além de revelar um papel centralizador da governança local e de um pequeno grupo de agentes.O método ARS comprovou estes apontamentos, com a densidade e a reciprocidade ficando em torno de um terço das possibilidades para esta rede.

Biografía del autor/a

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - câmpus Curitiba), na linha de pesquisa "Tecnologia e Desenvolvimento".Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do câmpus Pato Branco.Seu interesse de pesquisa inclui: Arranjos Produtivos Locais; desenvolvimento local/regional; políticas públicas territoriais; ciência, tecnologia e inovação.

Gustavo Cristiano Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Desenvolvimento Regional, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do câmpus Pato Branco.

Publicado

2018-08-08

Cómo citar

Marini, M. J., Sampaio, G. C., & Santos, G. D. (2018). Análise do Capital Social dos Agentes de um APL da Atividade Vinícola. Desenvolvimento Em Questão, 16(44), 508–537. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.508-537

Número

Sección

Artigos