Sem direitos e sem perspectivas: O sofrimento da categoria frente à precarização do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15933

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Trabalho docente, Mundo do trabalho, Precarização e intensificação do trabalho, Trabalho pedagógico

Resumo

O texto é uma análise reflexiva sobre os direitos humanos e o trabalho docente. Ele tem como objetivo destacar na configuração atual do mundo do trabalho os problemas que mais afetam a categoria de educadores. Para trazer luzes sobre temas relacionados ao contexto docente, tais como: teletrabalho, o trabalho em plataformas digitais, a uberização da educação, a intensificação do trabalho docente e os ataques da extrema-direita na educação, foram resgatadas pesquisas desenvolvidas na academia para fomentar reflexões analíticas profundas sobre os direitos humanos e a categoria do trabalho docente. O texto finaliza com a necessidade de apoiarmos o educador nos seus direitos trabalhistas, reconfigurando o ambiente de trabalho para um espaço mais saudável que prime pelo trabalho coletivo, além da valorização da carreira do magistério e da escola pública de qualidade.

Referências

ANDRADE, D.; POCHMANN, M. (. ). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília, DF: Grafica e Editora Positiva: CNTE, 2020.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo, SP: Boitempo, 2018.

ANTUNES, R. Uberização, trabalho digital e industria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

AVANCINI, M. Pontos de atenção e recomendações na cobertura de ataques a escolas. JEDUCA, 2023. Disponivel em: <https://jeduca.org.br/noticia/pontos-de-atencao-e-recomendacoes-na-cobertura-de-ataques-a-escolas>. Acesso em: 08 jan. 2024.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988. Disponivel em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 jan. 2023.

CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. Dicionáro de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011.

COUTINHO, A. R. Educação e trabalho: uma questão de direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa, PB: Editora Universitária, 2007. p. 373 - 393.

DISTRITO FEDERAL. Pressupostos teóricos. Brasília: Governo do Distrito Federal, 2014.

DISTRITO FEDERAL. Portaria 281, 10 de junho de 2021, Brasília, 2021. Disponivel em: <https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/06/protaria-281-qualidade-de-vida.pdf>. Acesso em: 03 JAN 2023.

DUTRA, R. Q.; COUTINHO, R. L. Aceleração social, uberização e pandemia: quem precisa do direito do trabalho? Revista de Direito da Universidade de Brasília, Brasília, 2020. 198 - 223.

FERRAZ, A. T. R. A extrema direita, as políticas ultraliberais e o ressurgimento do autoritarismo na América Latina. Revista Lua Nova, 2022. Disponivel em: <https://boletimluanova.org/a-extrema-direita-as-politicas-ultraliberais-e-o-ressurgimento-do-autoritarismo-na-america-latina/>. Acesso em: 13 novembro 2022.

FREITAS, L. G. et al. Trabalho e mobilização subjetiva de professores do ensino fundamental do DF. In: FREITAS, L. G. D. Trabalho, sofrimento e ação. Curitiba: CRV, 2023. p. 53 - 66.

MEDEIROS, D. M. O teletrabalho durante a pandemia da covid-19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação e Políticas em Debate, Brasília - DF, 2021. 1158-1171.

NOGUEIRA, A. M.. [. A. ].; ANTUNES, R. (. ). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo, SP: Boitempo, 2020.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Publicações da OIT. https: //www.ilo.org/brasilia/lang--pt/index.htm, 2021. Disponivel em: <https://www.ilo.org/brasilia/centro-de-informacoes/documentos/lang--pt/index.htm>. Acesso em: 06 jan. 2023.

PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. O trabalho digital e educação no Brasil. In: ANTUNES, R. Uberização, trabalho digital e industria 4.0. Sã Paulo: Boitempo, 2020. p. 217 - 235.

SALES, M. C. Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade. Revista Linhas, Florianópolis - SC, 2023. 31 - 56.

SALES, M. C.; REIS, R. H. Formação profissional emancipatória: indicativos prara uma práxis libertadora. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília - DF, 2021. 131 - 145.

UNICEF. O que são direitos humanos? Convenção sobre Direitos Humanos, 2015. Disponivel em: <https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos#:~:text=Indivisibilidade,o%20mesmo%20valor%20como%20direitos.>. Acesso em: 05 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

de Sales, M. C. (2024). Sem direitos e sem perspectivas: O sofrimento da categoria frente à precarização do trabalho docente. Revista Direitos Humanos E Democracia, 12(24), e15933. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15933

Edição

Seção

DIREITOS HUMANOS, NEOLIBERALISMO E VULNERABILIDADES