No rights and no perspectives: The suffering of the category facing the precariousness of teaching labor
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15933Keywords:
Human Rights, Teaching labor, Labor world, Precariousness and intensification of labor, Pedagogical laborAbstract
The text is a reflexive analysis of human rights and the work of teachers. It aims to highlight the problems that most affect the category of educators in the current world configuration of labor. To shed light on topics related to the teaching context, such as: telework, labor on digital platforms, the ‘uberization' of education, the intensification of teaching labor and the attacks of the extreme right in education, research was academically carried out to foster deep analytical reflections on human rights and the category of teaching labor. The text concludes with the need to support educators in their labor rights, reconfiguring the work environment for a healthier space that strives for collective labor, in addition to valuing the teaching career and quality public schools.
References
ANDRADE, D.; POCHMANN, M. (. ). A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília, DF: Grafica e Editora Positiva: CNTE, 2020.
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo, SP: Boitempo, 2018.
ANTUNES, R. Uberização, trabalho digital e industria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
AVANCINI, M. Pontos de atenção e recomendações na cobertura de ataques a escolas. JEDUCA, 2023. Disponivel em: <https://jeduca.org.br/noticia/pontos-de-atencao-e-recomendacoes-na-cobertura-de-ataques-a-escolas>. Acesso em: 08 jan. 2024.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988. Disponivel em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 jan. 2023.
CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. Dicionáro de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Zouk, 2011.
COUTINHO, A. R. Educação e trabalho: uma questão de direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa, PB: Editora Universitária, 2007. p. 373 - 393.
DISTRITO FEDERAL. Pressupostos teóricos. Brasília: Governo do Distrito Federal, 2014.
DISTRITO FEDERAL. Portaria 281, 10 de junho de 2021, Brasília, 2021. Disponivel em: <https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/06/protaria-281-qualidade-de-vida.pdf>. Acesso em: 03 JAN 2023.
DUTRA, R. Q.; COUTINHO, R. L. Aceleração social, uberização e pandemia: quem precisa do direito do trabalho? Revista de Direito da Universidade de Brasília, Brasília, 2020. 198 - 223.
FERRAZ, A. T. R. A extrema direita, as políticas ultraliberais e o ressurgimento do autoritarismo na América Latina. Revista Lua Nova, 2022. Disponivel em: <https://boletimluanova.org/a-extrema-direita-as-politicas-ultraliberais-e-o-ressurgimento-do-autoritarismo-na-america-latina/>. Acesso em: 13 novembro 2022.
FREITAS, L. G. et al. Trabalho e mobilização subjetiva de professores do ensino fundamental do DF. In: FREITAS, L. G. D. Trabalho, sofrimento e ação. Curitiba: CRV, 2023. p. 53 - 66.
MEDEIROS, D. M. O teletrabalho durante a pandemia da covid-19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação e Políticas em Debate, Brasília - DF, 2021. 1158-1171.
NOGUEIRA, A. M.. [. A. ].; ANTUNES, R. (. ). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo, SP: Boitempo, 2020.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Publicações da OIT. https: //www.ilo.org/brasilia/lang--pt/index.htm, 2021. Disponivel em: <https://www.ilo.org/brasilia/centro-de-informacoes/documentos/lang--pt/index.htm>. Acesso em: 06 jan. 2023.
PREVITALI, F. S.; FAGIANI, C. C. O trabalho digital e educação no Brasil. In: ANTUNES, R. Uberização, trabalho digital e industria 4.0. Sã Paulo: Boitempo, 2020. p. 217 - 235.
SALES, M. C. Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade. Revista Linhas, Florianópolis - SC, 2023. 31 - 56.
SALES, M. C.; REIS, R. H. Formação profissional emancipatória: indicativos prara uma práxis libertadora. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília - DF, 2021. 131 - 145.
UNICEF. O que são direitos humanos? Convenção sobre Direitos Humanos, 2015. Disponivel em: <https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos#:~:text=Indivisibilidade,o%20mesmo%20valor%20como%20direitos.>. Acesso em: 05 jan. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Human Rights and Democracy Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Direitos Humanos e Democracia do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Direitos Humanos e Democracia e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
e. O(s) A(s) autores(as) declaram que o texto que está sendo submetido à Revista Direitos Humanos e Democracia respeita as normas de ética em pesquisa e que assumem toda e qualquer responsabilidade quanto ao previsto na resolução Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.
f. Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.
g. A Revista Direitos Humanos e Democracia é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou o autor. Estes princípios estão de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.