REFLEXÕES SOBRE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

REFLECTING ON THE PEDAGOGICAL POTENTIAL OF CONFLICTS MEDIATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.17.10471

Palabras clave:

Brasil. Conflitos Escolares. Educação. Mediação.

Resumen

A proposta do artigo é refletir sobre o emprego da mediação para o tratamento de conflitos escolares e sobre a
importância de uma educação pela mediação, considerando seu potencial pedagógico, e para a mediação, como
condição de êxito para uma mudança de cultura e efetivação da Política Nacional de Tratamento Adequado dos
Conflitos de Interesse, no Brasil. Contém revisão bibliográfica conjugada com o relato de experiências empíricas.

Biografía del autor/a

Klever Paulo Leal Filpo, Universidade Católica de Petrópolis - RJ

Doutor em direito. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito e do curso de Gradução em Direito da Universidade Católica de Petrópolis - RJ

Geovana Faza da Silveira Fernandes, Universidade Católica de Petrópolis

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2017-2018). Pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas (2009). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Pesquisadora visitante da Boston College Law (2018-2019). Diretora do Centro Judiciário de Conciliação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal - Subseção Judiciária de Juiz de Fora/MG. Instrutora de Mediação e Conciliação, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho da Justiça Federal. Formação avançada de instrutoria em conciliação e mediação pelo CJF (2016).

Publicado

2021-09-02

Cómo citar

Filpo, K. P. L. ., & Fernandes, G. F. da S. (2021). REFLEXÕES SOBRE O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: REFLECTING ON THE PEDAGOGICAL POTENTIAL OF CONFLICTS MEDIATION. Revista Derechos Humanos Y Democracia, 9(17), 211–230. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.17.10471