A construção do estado de bem-estar social e o neoliberalismo: Uma reflexão sobre a ruptura da evolução dos direitos humanos e do processo de (des)mercadorização das sociedades capitalistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.23.15869

Palabras clave:

direitos humanos, estado de bem-estar social, justiça social, mercadorização das relações sociais, neoliberalismo

Resumen

O tema deste artigo é resgatar alguns elementos do processo de construção do Estado de Bem-Estar Social e refletir sobre o impacto da crise econômica da década de 70 do século 20 sobre a trajetória crescentemente social do Estado e da cidadania modernos. Assim, o texto recupera o processo de transformação do Estado moderno e seus vínculos com as diversas gerações de direitos. Em seguida, aborda a importância das ideias socializantes para a formação do pacto que levou a uma crescente tendência desmercadorizante das sociedades capitalistas. Por fim, analisa a crise econômica do início dos anos 70 do século passado e seu impacto sobre a forma de constituição da vida coletiva. Nesse sentido, constata-se que a crise referida foi, mais que uma crise conjuntural e passageira como tantas outras, um evento que produziu uma notável virada histórica que levou ao declínio das ideias que sustentavam o Estado de Bem-Estar Social e os direitos econômicos e sociais e à ascensão das ideias neoliberais. A conclusão é que esta transformação produziu uma nova mercadorização de diversas esferas das sociedades capitalistas e provocou, em consequência, o abandono da cultura da igualdade e da justiça social.

Citas

ALIGHIERI, Dante. Monarquia. Trad. Carlos do Soveral. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

ALVES, J. A. Lindgren. Os direitos humanos como tema global. São Paulo: Perspectiva: Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 1994.

BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.

BEDIN, Gilmar Antonio. Estado, cidadania e globalização do mundo. In: OLIVEIRA, Odete Maria (org.). Relações internacionais & globalização: grandes desafios. Ijuí: Editora Unijuí, 1999.

BEDIN, Gilmar Antonio. As condições políticas da emergência dos direitos do homem. Revista Direito em Debate, Ijuí, n. 4, p. 41-64, set. 1994.

BEDIN, Gilmar Antonio; FLORES, Luís Gustavo Gomes; MARCHT, Laura Mallmann. A crise do Estado de bem-estar, a ruptura neoliberal e a resistência do homo politicus: Uma análise a partir da obra de Wendy Brown. In: Revista Prisma Jurídico, v. 22, n. 2, 2023.

BEDIN, Gilmar Antonio; SCHONARDIE, Elenise Felzke. O neoliberalismo, a supremacia do mercado e a crítica à ideia de justiça social. In: Revista Direitos Culturais, v. 18, 2024.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOBBIO, Norberto. O conceito de sociedade civil. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

BOBBIO, Norberto. Sociedade e estado na filosofia moderna. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

BODIN, Jean. Los seis libros de la república. Trad. Pedro Bravo Galla. Madrid: Tecnos, 1992.

CLARAMUNT, Carlos Ochando. El Estadodel bienestar. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.

DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982.

DUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1994.

ESPING-ANDERSON, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 24, p. 85-116, 1991.

FERREIRA FILHO, Manuel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Saraiva, 1995.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 1997.

GARCÍA-PELAYO, Manuel. Las transformaciones del estado contemporáneo. Madrid: Alianza Editorial, 1982.

HAYEK, Friedrich August Von. Direito, legislação e liberdade. Trad. Henry Maksoud. São Paulo: Visão, 1985. 3 v.

HEILBRONER, Robert. A história do pensamento econômico. Trad. Therezinha Deutsch e Sylvio Deutsch. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou a matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros ensaios. Trad. Magda Lopes Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 1994.

LUHMANN, Niklas. La sociedad de la sociedad. Traducción de Javier Torres Nafarrate. México: Herder, 2006.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Trad. Lívio Xavier. São Paulo: Tecnoprint, [1985?].

MERQUIOR, José Guilherme. Liberalismo antigo e moderno. Trad. Henrique de Araújo Mesquita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

MOGGRIDGE, D. E. As idéias de Keynes. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, [1981?].

NUNES, A. J. Avelãs. O keynesianismo e a contra-revolução monetarista. Coimbra: Coimbra, 1991.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do estado capitalista. Trad. Bárbara Freitag. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

OLIVEIRA, Luciano. Os direitos humanos como uma síntese da igualdade e da liberdade: Ensaio para superar alguns impasses. mimeo. [198-?].

OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebiades de (org.). O novo em direito e política. Porto Alegre: Livraria dos Advogados Editora, 1997.

SMITH, Adam. Investigación sobre la naturaleza y causas de la riqueza de las naciones. México: Fundo de Cultura Económica, 1958.

STOFFAËS, Christian. A crise da economia mundial. Trad. Miguel Serras Pereira e João Faria. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

THUROW, Lester C. O futuro do capitalismo: como as forças econômicas moldam o mundo de amanhã. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Bedin, G. A., & Schonardie, E. F. (2024). A construção do estado de bem-estar social e o neoliberalismo: Uma reflexão sobre a ruptura da evolução dos direitos humanos e do processo de (des)mercadorização das sociedades capitalistas. Revista Direitos Humanos E Democracia, 12(23), e15869. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.23.15869