Mediação escolar: Instrumento de efetivação dos direitos da personalidade das vítimas do bullying perpetrado no espaço social das escolas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15880

Palabras clave:

bullying, cyberbullying, direitos da personalidade, mediação escolar, violência escolar

Resumen

A escola é um espaço social composto por crianças, adolescentes, professores, gestores e colaboradores, portanto, está sujeito a relações e interações humanas, e ao surgimento de conflitos e violência. Nos dias atuais, dentre os diversos tipos de violência escolar, destacam-se o bullying e o cyberbullying. Esse primeiro, também denominado de intimidação sistemática, consiste em atos de violência física e psicológica, de forma intencional e repetida, praticado, sem motivação aparente, com o objetivo de intimidar, humilhar, agredir, causar dor, desequilíbrio de poder e angústias. O segundo dá-se de maneira análoga ao primeiro, contudo, é praticado por meio virtual. O grande problema é que estes fenômenos têm feito vítimas e causado problemas de aprendizagem, distúrbios psicológicos ou psiquiátricos como estresses e ansiedade, restando claro que o livre desenvolvimento da personalidade destes atores sociais da escola tem sido aviltado. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno social do bullying, e seu subtipo (cyberbullying), os danos provenientes deste, em especial àqueles que atentem contra os direitos da personalidade de suas vítimas, como o direito à integridade física e psíquica. Já a problemática reside em averiguar se a mediação no contexto escolar seria um mecanismo adequado de enfrentamento ao bullying e se possui o condão de restabelecer os direitos da personalidade atentados. Para tanto, o estudo se assentou numa pesquisa desenvolvida pelo método de abordagem hipotético-dedutivo, de procedimento histórico e comparativo, e método jurídico interpretativo, exegético e crítico, cuja técnica do estudo se fundamentará em pesquisa bibliográfica nacional e estrangeria.

Citas

ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília, DF: UNESCO; Observatório de Violência; Ministério da Educação, 2006.

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. Brasília, DF: UNESCO; Instituto Ayrton Senna; UNAIDES; Banco Mundial; USAID; Fundação Ford; CONSED; UNDIME, 2004. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133967_por. Acesso em: 8 fev. 2023.

ALMEIDA NETO, Amaro Alves de. Dano existencial a tutela da dignidade da pessoa humana. Revista de Direito Privado, São Paulo, n. 24, 2005.

ALMEIDA, Guilherme Assis de. Direitos humanos e não-violência. 2. ed. São Paulo: GEN, 2015. E-book.

ARBIX, Daniel do Amaral. Resolução online de controvérsias: tecnologias e jurisdições. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2135/tde-01092016-154830/. Acesso em: 16 nov. 2023.

AZEVEDO, André Gomma de. O componente de mediação vítima-ofensor na Justiça Restaurativa: uma breve apresentação de uma inovação epistemológica na autocomposição penal. In: PINTO, Renato Sócrates Gomes; SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto de (orgs.). Justiça Restaurativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2005. p. 135-150.

AZEVEDO, André Gomma. Manual de mediação judicial. Revista CEJ, v. 13, n. 47, p. 141, 2010. Disponível em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/1321. Acesso em: 6 fev. 2023.

AZPEITÍA, Gustavo Alberto. El daño a las personas: sistemas de reparación, doctrina y jurisprudencia. Buenos Aires: Ábaco de Rodolfo de Palma, 2008.

BEZERRA, Sônia Maria Albuquerque. Educação em direitos humanos e a mediação escolar como instrumento que possibilita a prática do aprendizado em direitos humanos. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2008. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/dissertacoes/edh/disserta_bezerra_edh_mediacao_escolar.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.

BEZERRA, Sônia Maria Albuquerque. Educação em direitos humanos e a mediação escolar como instrumento que possibilita a prática do aprendizado em direitos humanos. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2008. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/dissertacoes/edh/disserta_bezerra_edh_mediacao_escolar.pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 3 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 17 abr. 2023.

CAGLIARI, Cláudia Taís Siqueira. A prática dos círculos restaurativos como política pública de prevenção ao bullying e ao cyberbullying nas escolas: uma análise a partir da Lei 13.474/2010 (RS) e da sua implantação pelas Coordenadorias Regionais de Educação do Vale do Rio Pardo e Taquari-RS. 2014. 222 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2014. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1941/1/Cl%c3%a1udia%20Ta%c3%ads%20Siqueira%20Cagliari.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação de conflitos. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

CAMPANHA contra o Bullying e Cyberbullying. Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 2022. Disponível em: https://www.abp.org.br/contra-o-bullying. Acesso em: 20 out. 2023.

CANTALI, Fernanda Borghetti. Direitos da personalidade: disponibilidade relativa, autonomia privada e dignidade humana. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 fev. 2023.

CHAVES, Antônio. Os direitos fundamentais da personalidade moral (à integridade psíquica, à segurança, à honra, ao nome, à imagem, à intimidade). Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, v. 72, n. 2, p. 333-364, 1977. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/66830. Acesso em: 5 fev. 2023.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos ao modelo de mediação. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40362007000100002&script=sci_abstract. Acesso em: 4 ago. 2023.

CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos ao modelo de mediação. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40362007000100002&script=sci_abstract. Acesso em: 4 ago. 2023.

COSTA, Alexandre Araújo. Cartografia dos métodos de composição de conflitos. In: AZEVEDO, André Gomma de (org.). Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação. Brasília, DF: Grupos de Pesquisa, 2004. v. 3.

DIAS, Adelaide Alves. A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos. In: Educando em direitos humanos: fundamentos educacionais. João Pessoa: Universitária/UFPB, v. 3. p. 43-48, 2016.

DINIZ, Maria Helena. Direito à integridade físico-psíquica da pessoa humana: novos desafios. São Paulo: Expressa, 2023.

FANTE, Cleo; PEDRA, José. Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FERNÁNDEZ, Isabel. Prevenção da violência e solução de conflitos: o clima escolar como fator de qualidade. Tradução: Fulvio Lubisco. São Paulo: Madras, 2005.

FREITAS, André Guilherme Tavares de. O direito à integridade física e sua proteção penal. Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro, n. 59, p. 31-59, 2016. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1275172/Andre_Guilherme_Tavares_de_Freitas.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.

GOMES, Orlando. Introdução ao direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

GOODMAN, Joseph W. The pros and cons of online dispute resolution: an assessment of cyber-mediation websites. Duke Law & Technology Review, Durham, v. 2, n. 1, 2003. Disponível em: http://scholarship.law.duke.edu/dltr/vol2/iss1/2. Acesso em: 15 mar. 2023.

HABIGZANG, Luísa Fernanda; KOLLER, Sílvia H. (orgs.). Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: ArtMed, 2012.

HAMEL, Marcio Renan (org.). Temas Contemporâneos do Direito 2018: Campus Soledade/RS. Porto Alegre: Fi, 2018. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/2336/1/SOL2018Temasdireitocontemporaneo.pdf#page=111. Acesso em: 29 maio 2023.

JARES, Xesús. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.

LAGO, Andréa Carla de Moraes Pereira Lago. Gestão dos conflitos e da violência escolar: da prevenção à resolução por meio da mediação escolar. Maringá: Sinergia Casa Editorial, 2019.

LAGO, Andréa Carla de Moraes Pereira. Mediação de conflitos no âmbito escolar: proposta de um novo paradigma para a delinquência juvenil. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Jurídicas) – Universidade do Minho, Braga, 2018. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60236. Acesso em: 5 jul. 2023.

LAGO, Andréa Carla de Moraes Pereira; MOTTA, Ivan Dias da. Mediação escolar: educando para a paz. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, 19., 2010, Fortaleza. Anais [...]. Florianópolis: CONPEDI, 2010. p. 4841-4855. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3265.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.

LEVINE, Stewart. Rumo à solução: como transformar o conflito em colaboração. Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Cultrix, 1998.

LIMA, Gabriela Vasconcelos; FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira. Online dispute resolution (ODR): a solução de conflitos e as novas tecnologias. Revista do Direito, v. 3, n. 50, p. 53-70, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/8360. Acesso em: 5 fev. 2023.

MORAIS, José Luis Bolzan de; SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

MUNIZ, Regina Maria Fonseca. O direito à educação. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

MUSZKAT, Malvina; MUSZKAT, Susana. Violência familiar. São Paulo: Blucher, 2016 (Série O Que Fazer?).

NUNES, Rizatto. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: doutrina e jurisprudência. São Paulo: Saraiva, 2002.

PEREIRA, Sônia Maria de Souza. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.

PEREIRA, Edgar Abrahão; FERNANDES, Grazielli; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. O bullying escolar na legislação brasileira: uma análise documental. Educação e Pesquisa, v. 48, e249984, p. 1-21, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3c5JH9PMJ4hZTCDm49vJwTJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jul. 2023.

PROGRAMA Escola sem Bullying: conheça o melhor programa bilíngue de prevenção ao bullying do Brasil! Escola sem Bullying, 2023. Disponível em: https://escolasembullying.com.br/#:~:text=O%20Programa%20Escola%20Sem%20Bullying%C2%AE%20engloba%20diversos%20tipos%20de,preven%C3%A7%C3%A3o%20deste%20tipo%20de%20intimida%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 25 nov. 2023.

RAMÍREZ, Sérgio García. En búsqueda de la tercera via: la justicia restaurativa. Revista de Deficiencias Penales: Iter Criminis, Cidade do México, n. 13, p. 204, 2005.

ROTHENBURG, Walter Claudius. Direito à vida e direito à integridade. Revista de Informação Legislativa, v. 60, n. 237, p. 197-215, jan./mar. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/60/237/ril_v60_n237_p197. Acesso em: 10 set. 2023.

SCREMIN, Rafael Trentin. Educação para a paz ou a paz para a educação? 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2014. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/24022015_120229_rafael.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.

SEIXAS, Maria Rita D’Ângelo; DIAS, Maria Luíza. (orgs.). Violência doméstica e a cultura da paz. São Paulo: GEN, 2013. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0296-1/. Acesso em: 21 ago. 2023.

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque. Dando voz a estudantes de escolas públicas sobre situações de violência escolar. In: HABIGZANG, Luísa; KOLLER, Sílvia H. (orgs.). Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. Porto Alegre: ArtMed, 2012. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000001398&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 24 ago. 2023.

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em Psicologia, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v18n1/v18n1a05.pdf. Acesso em: 4 fev. 2023.

SZANIAWSKI, Elimar. Direito da personalidade e sua tutela. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. 4. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Círculos ou encontros de mediação vítima-ofensor e outras práticas restaurativas, com ênfase na escola. In: PELIZZOLI, Marcelo L. (org.). Justiça restaurativa: caminhos de pacificação social. Caxias do Sul: Educs, 2016. p. 129-160.

YAEGASHI, João Gabriel; OTERO, Cleber Sanfelici; CAETANO, Luciana Maria; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Bullying e cyberbullying no contexto escolar: uma revisão de literatura acerca da responsabilidade civil dos estabelecimentos de ensino e demais responsáveis. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 2, p. 1193-1229, 2023. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1035. Acesso em: 10 nov. 2023.

Publicado

2024-09-11

Cómo citar

Lago, A., & Decurcio, G. (2024). Mediação escolar: Instrumento de efetivação dos direitos da personalidade das vítimas do bullying perpetrado no espaço social das escolas. Revista Derechos Humanos Y Democracia, 12(24), e15880. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15880