TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGY: TOOLS FOR THE PROMOTION OF EDUCATION IN HUMAN RIGHTS

Autores/as

  • Ednaldo Antonio da Silva Membro do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga/PE; Psicólogo e Terapeuta na CLIMED E FISIOCENTER - Lagoa de Itaenga/PE. http://orcid.org/0000-0002-1340-4851

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.7342

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar em que medida as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser usadas em promoção e efetivação da Educação em Direitos Humanos na contemporaneidade. Método: O desenho metodológico usado foi a pesquisa bibliográfica. Resultados: A TICs fortalecem as políticas públicas de Direitos Humanos; incentiva organização mais rápida e a síntese de conhecimentos; acelera a implementação de inovações na rede de cuidados; ampliar os meios de formação que promove a vigilância e a gestão de cuidados. Conclusão: As TICs são ferramentas eficazes no ensino-aprendizagem, formação e capacitação dos profissionais no desenvolvimento de suas práticas educativas, garante o desenvolvimento de atitudes proativas, gera maior custo-benefício e, possibilita uma ação prática no desenvolver da solução de problemas frente as situações novas. 

Biografía del autor/a

Ednaldo Antonio da Silva, Membro do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga/PE; Psicólogo e Terapeuta na CLIMED E FISIOCENTER - Lagoa de Itaenga/PE.

Graduação em Psicologia (ESTÁCIO). Mestrando em Ciência da Educação com ênfase em Gestão Escolar (ESEAG/ULUSÓFONA/PT). Especialista em: Educação Permanente em Saúde e Movimento; Educação em Direitos Humanos; Psicologia Clínica em Hospitais; Gestão Escolar; Docência do Ensino Superior;Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como: Psicólogo Clínico, Social, Comunitário, Escolar, das Emergências e Desastres; Analista de Promoção dos Direitos Humanos; Terapeuta Cognitivo-Comportamental; Professor: Didática do Ensino Superior, Metodologia Científica, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Políticas Públicas de Saúde e Saúde Mental, Assistência Social, Educacional, Criança e Adolescente, Juventude e Gênero. Voluntário no Hospital das Clínicas - UFPE, na Associação das Mulheres como Lúpus - Recife. (Analista de planos de trabalhos; Promotor de Metodologias e Estratégias de Conteúdos em Políticas Públicas de Saúde, Educação, Assistência e Direitos Humanos. No sentido de capacitar empresas, agentes públicos e sociais. Atuando em equipes multiprofissional e multidisciplinares em um trabalho em Rede especializado outras unidades da Agência. Através metodologias, instrumentos, técnicas como: Atendimentos especializados, capacitações, oficinas, palestras, seminários e workshop; Elaboração de Mapeamentos e Diagnósticos sociais, psicológico, Educacionais; Relatórios; pareceres. Experiência em Matricialidade, Referenciamento, Contra Referenciamento, Encaminhamento; Fortalecimento Sociopolítico e Econômico; Fortalecimento da Rede; Fortalecimento da Clínica Ampliada; Promoção à saúde mental em Comunidade Terapêutica - Álcool e outras drogas; Informática em Saúde e Assistência. Atua nos seguintes Eixos: Emergências e Desastres - Habitação e Urbanização; Assistência Psicológica e psicoterápica; Álcool, Crack e outras drogas; Educação de Ambiental, Sanitária; Empreendedorismo, Trabalho e Renda; Gênero e Equidade; Mobilização Social; Articulação de Rede; Planejamento, diagnóstico, mapeamento, análise, Monitoramento e Avaliação; Interferência psicossocial.

Publicado

2021-12-27

Cómo citar

Silva, E. A. da. (2021). TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGY: TOOLS FOR THE PROMOTION OF EDUCATION IN HUMAN RIGHTS. Revista Derechos Humanos Y Democracia, 9(18), 159–170. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.7342