Revisão Bibliométrica no âmbito da Administração e Educação: Métodos Alternativos para a Resolução de Conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2022.58.12952

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar as publicações científicas sobre métodos alternativos de resolução de conflitos no Brasil e no mundo, em todo o período existente nas bases de pesquisa e nos últimos anos, restringindo a pesquisa às categorias ligadas à Administração, áreas correlatas e Educação. Realizou-se levantamento da produção científica da expressão alternative dispute resolution durante todo o período existente na base Web of Science e também dos últimos 11 anos (2010-2021), a fim de que fosse possível fazer uma comparação. Após, realizou-se pesquisa no Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), para conhecer as pesquisas no Brasil sobre o tema resolução de conflitos. Também foi utilizado o software VOSviewer para realização de um mapa de palavras. Verificou-se que em nível nacional as publicações sobre o tema ainda são escassas, pois se localizou apenas cinco artigos científicos. Em nível internacional o tema possui maior impacto nas publicações. De acordo com a análise comparativa realizada entre o período integral da base e os anos de 2010 a 2021, evidencia-se semelhança em todos os resultados. Ao finalizar esta pesquisa bibliométrica foi possível delinear um panorama sobre o que está sendo pesquisado em nível nacional e internacional sobre a resolução alternativa de conflitos na área da Administração e correlatas, bem como na área da educação, contribuindo para a publicação de novos trabalhos sobre o tema.

Palavras Chave: métodos alternativos de resolução de conflitos; resolução de conflitos; alternative dispute resolution; revisão bibliométrica.

Biografia do Autor

Cândida Dutra Garcia Cougo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Mestranda no P´rograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Sheila Kocourek, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Serviço Social e líder da linha Pessoas e Sociedade no programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Dutra Garcia Cougo da Costa, C., & Kocourek, S. (2022). Revisão Bibliométrica no âmbito da Administração e Educação: Métodos Alternativos para a Resolução de Conflitos. Revista Direito Em Debate, 31(58). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2022.58.12952