Revisão Bibliométrica no âmbito da Administração e Educação: Métodos Alternativos para a Resolução de Conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2022.58.12952

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as publicações científicas nacionais e internacionais sobre métodos alternativos de resolução de conflitos, restringindo a pesquisa às categorias ligadas à Administração, áreas correlatas e educação. Realizou-se levantamento da produção científica da expressão alternative dispute resolution durante todo o período existente na base Web of Science, somente nas categorias ligadas à Administração e à educação, e também dos últimos 11 anos, a fim de que fosse possível fazer uma comparação. Após, realizou-se pesquisa no Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), base de periódicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), para conhecer as pesquisas no Brasil sobre o tema resolução de conflitos, nos periódicos das áreas de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo. Também foi utilizado o software VOSviewer para realização de um mapa de palavras. Verificou-se que em âmbito nacional, nas áreas ligadas à Administração, as publicações sobre o tema ainda são escassas, pois se localizou apenas cinco artigos científicos. Em plano internacional, correspondente às categorias da Administração e educação, o tema possui maior impacto nas publicações. De acordo com a análise comparativa realizada entre o período integral da base e os anos de 2010 a 2021, evidencia-se semelhança em todos os resultados. Foi possível, portanto, delinear um panorama sobre o que está sendo pesquisado em âmbitos nacional e internacional sobre a resolução alternativa de conflitos na área da Administração, correlatas e da educação, contribuindo para a publicação de novos trabalhos sobre o tema.

Biografia do Autor

Cândida Dutra Garcia Cougo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Mestranda no P´rograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Sheila Kocourek, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Serviço Social e líder da linha Pessoas e Sociedade no programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Dutra Garcia Cougo da Costa, C., & Kocourek, S. (2022). Revisão Bibliométrica no âmbito da Administração e Educação: Métodos Alternativos para a Resolução de Conflitos. Revista Direito Em Debate, 31(58), e12952. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2022.58.12952