REPENSAR A AMÉRICA LATINA: democratizar, descolonizar e desmercadorizar as vozes silenciadas

Autores

  • Raquel Fabiana Sparemberger Universidade Federal do Rio Grande. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.
  • Jean Lucca Becker Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2014.42.232-244

Resumo

 O presente trabalho visa compreender, num primeiro momento, de que forma os discursos foram fundando a nossa história e os nossos sentidos a partir de uma lógica de subalternização e de conseqüentes práticas coloniais de dominação. Esta análise discursiva mostra-se de fundamental importância na medida em que revela no contexto contemporâneo, uma perpetuação da colonialidade, notadamente a partir dos projetos neoliberais. Por conseguinte, parte-se para um segundo momento em que se expõe o fato de que estes projetos neoliberais produzem uma extrainstitucionalidade capaz de corroer as bases do contrato social. Assim, por vivermos no contexto de uma geopolítica de acumulação capitalista apoiada na exclusão, temos no terceiro momento do artigo uma visão dos direitos humanos enquanto ferramenta intercultural e de racionalidade de resistência.

Biografia do Autor

Raquel Fabiana Sparemberger, Universidade Federal do Rio Grande. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.

Doutora em Direito. Professora dos cursos de Graduação em Direito e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande. Professora da UNESC. Professora pesquisadora do CNPq. Grupo . Pesquisadora do GPAJU – Grupo de  Pesquisa em Antropologia Jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do GTJUS-FURG.

Jean Lucca Becker, Universidade Federal do Rio Grande

Aluno do Curso de Graduação em Direito. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Sparemberger, R. F., & Becker, J. L. (2014). REPENSAR A AMÉRICA LATINA: democratizar, descolonizar e desmercadorizar as vozes silenciadas. Revista Direito Em Debate, 23(42), 232–244. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2014.42.232-244

Edição

Seção

ARTIGOS