DIREITOS SOCIAIS E SUA EFETIVAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL

Autores

  • Célia Regina Capeleti Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Pedro Walter Guimarães Tang Vidal Universidade do Vale do Itajaí-Univali

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.45.70-97

Resumo

Por meio de uma perspectiva histórico-constitucional, o presente estudo aborda a problemática da efetivação dos Direitos Sociais na tentativa de resolver o seguinte problema jurídico: Qual é o papel dos Princípios da Proporcionalidade e da Proibição do Retrocesso na efetivação dos Direitos Sociais? Para tanto, identifica-se o surgimento e evolução destes direitos no mundo e no Brasil e, com propriedade, debate-se o tratamento doutrinário e jurisprudencial sobre referidos princípios enquanto mecanismos jurídicos garantidores de Direitos Sociais. Tendo em conta que tais direitos implicam custos e definições de políticas públicas de investimento pelo Estado, considera-se, ao final, que os princípios atuam como balizadores das escolhas do Executivo e Legislativo. A proporcionalidade de forma prévia, a Proibição do Retrocesso de forma posterior à implementação dos Direitos Sociais.Utilizou-se para o desenvolvimento desta pesquisa o método indutivo, operacionalizado pela técnica da pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Célia Regina Capeleti, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestranda em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica PPCJ UNIVALI. (CAPES - Conceito 5). Pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2013) e em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (2015). Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). É Servidora Pública do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

Pedro Walter Guimarães Tang Vidal, Universidade do Vale do Itajaí-Univali

Mestre em Direito Internacional Econômico e Comercial pela Universidade de Lausanne - UNIL. Mestrando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI . Bacharel em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Capeleti, C. R., & Guimarães Tang Vidal, P. W. (2016). DIREITOS SOCIAIS E SUA EFETIVAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA PROIBIÇÃO DO RETROCESSO SOCIAL. Revista Direito Em Debate, 25(45), 70–97. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.45.70-97

Edição

Seção

ARTIGOS