DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: a democracia como forma de inclusão social

Autores

  • Marcio Renan Hamel UPF, RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2006.26.%25p

Resumo

Po r meio de uma revisita à obra de Habermas , pelas cate gorias da democrac ia deliberativa e participativa, utilizadas como fio condutor e, com auxílio de literatura s ecundár ia, busca -s e mos trar a pos sibilidade da política de liberativa c omo meio para o diálogo entre culturas, com reconhecimento do mult iculturalismo e re speito a os direitos huma nos. O presente trabalho analisa, dent ro das suas  possibilidades teóricas e metodológicas, a teoria habermasiana do Direito, da democ ra cia e dos direitos humanos, e xpondo, também, alguma s experiências prát ic as s ociais de democracia pa rt icipativ a.

Biografia do Autor

Marcio Renan Hamel, UPF, RS

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (2002), Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2007), Especialização em Direito Privado (2003) e Mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD da Universidade Federal Fluminense (2010), pesquisador do programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, Advogado autônomo - Exercício de Advocacia Privada e Professor Assistente I da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Filosofia Política, Hermenêutica e Argumentação Jurídica e Teoria do Direito. Tem estudos a partir da filosofia de Jürgen Habermas. Atua nos seguintes temas: aplicação, eficácia, interpretação e fundamentação do Direito, democracia, deliberação pública e participação popular, emancipação social e procedimentalismo democrático. Publicou o livro "A política deliberativa em Habermas: uma perspectiva para o desenvolvimento da democracia brasileira".

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

Hamel, M. R. (2013). DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO: a democracia como forma de inclusão social. Revista Direito Em Debate, 15(26). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2006.26.%p

Edição

Seção

ARTIGOS