Pode a igualdade de condições para o acesso e permanência no ensino superior contribuir para fortalecer o direito fundamental à própria democracia?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2024.62.14862

Palabras clave:

Igualdade de condições, Acesso e permanência, Ensino superior, Direito fundamental à Democracia

Resumen

A presente pesquisa pretende investigar o direito fundamental à igualdade de condições para o acesso e permanência no ensino superior, sob a perspectiva do direito fundamental à própria democracia. Sob os métodos de revisão de literatura, dedutivo e qualitativo, o objetivo principal do trabalho é analisar se o direito fundamental à igualdade de condições para o acesso e permanência no ensino superior pode contribuir e, em caso positivo, de que forma, para fortalecer a formação humanística dos alunos, que representa um dos pilares da missão das universidades públicas e particulares, e assegurar o próprio direito fundamental à democracia, que é mais do que uma “obrigação eleitoral” periódica, pois não se contemplam suas regras societais somente a cada dois/quatro anos. Mais do que o próprio diálogo – que é também o esforço que Paulo Freire, denota ao sentido de revolução (transformação radical em práxis) – uma vez que não é possível dialogar com antagônicos, por exemplo, os que se validam pela regra da exclusão absoluta, ou seja, não é possível tolerar (democraticamente) a intolerância negativa. Ao final, concluiu-se que o direito o direito fundamental à igualdade de condições para o acesso e permanência no ensino superior possui amplo fundamento constitucional e legal, com potencial para fortalecer a democracia defensiva, ligada à luta de defesa dos direitos mais básicos, bem como incrementar uma verdadeira democracia propositiva, promovendo resiliência em face de possíveis retrocessos presentes e futuros, sendo essencial ao exercício da própria democracia em si, enquanto direito humano e fundamental.

Citas

ABBOUD, Georges. Processo constitucional brasileiro. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

AGRA, Walber de Moura. Direitos Fundamentais e Legimitação da Jurisprudência. In: FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves (Coord.). Constituição Federal 30 anos. Ribeirão Preto: Migalhas, 2018.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

BEÇAK, Rubens. Democracia, participação e recall. In: FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves (Coord.). Constituição Federal 30 anos. Ribeirão Preto: Migalhas, 2018.

BITTAR, Mariluce. O ensino superior privado no brasil e a formação do segmento das universidades comunitárias. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 6, n. 2, 2001. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1146. Acesso em: 7 maio. 2023.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1986.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012a. Diário Oficial da União. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 19 mai. 2023.

BRASIL. Portal MEC. Perguntas frequentes. 2012b. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html. Acesso em: 19 mai. 2023.

BRASIL. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. [s.d.]. Disponivel em: https://acessounico.mec.gov.br/formas-de-acesso. Acesso em: 19 mai. 2023.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADPF nº 186/DF. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski, j. 26 de abr. 2012c.

COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação histórica dos direitos humanos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 4. ed. Lisboa-Portugal: Almedina, 1990.

CORREIO BRAZILIENSE. Governo mantém corte de verbas de universidades e institutos federais: Comunicado enviado por subsecretaria do MEC às instituições de ensino informa que a solicitação de recomposição dos valores cancelados ao longo do ano foi negada. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2022/12/5061926-governo-mantem-corte-de-verbas-de-universidades-e-institutos-federais.html. Acesso em: 29 abr. 2023.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria geral dos direitos fundamentais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

DOUZINAS, Costas. Sete teses sobre direitos humanos: parte 1. Revista Lugar Comum, [s. l.], n. 48, 2016.

FOLHA DE SÃO PAULO. Entenda os ataques golpistas de 8 de janeiro e seus desdobramentos: Dos 1.406 detidos, 942 tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva (sem prazo determinado para serem soltos). 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/02/entenda-os-ataques-golpistas-de-8-de-janeiro-e-seus-desdobramentos.shtml. Acesso em: 29 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

FREIRE, Paulo; Shor, IRA. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Tradução de: Adriana Lopez. Revisão técnica de: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reecontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito 4. ed. – São Paulo: Cortez, 1995.

GAZETA DO POVO. UFRJ vai mudar currículo de cálculo para tentar evitar evasão de cotistas. 2023. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ufrj-mudar-curriculo-calculo-evasao-cotistas/. Acesso em: 20 de mai. 2023.

HESSE, Konrad. Temas Fundamentais de Direito Constitucional. Tradução de Inocêncio Mártires Coelho. São Paulo: Saraiva, 2009.

INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior. 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/. Acesso em: 12 abr. 2023.

JORNAL EXTRA. Células neonazistas proliferam em Santa Catarina: Extremistas no estado representam mais de um quarto dos 1.117 grupos catalogados no Brasil. 2023. Disponível em: https://ojornalextra.com.br/noticias/nacional/2023/05/90421-celulas-neonazistas-proliferam-em-santa-catarina. Acesso em: 20 mai. 2023.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. How democracies die. New York: Crown, kindle edition, 2018.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. O conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2011.

MIRANDA, Jorge. Direitos fundamentais. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2018.

MIRANDA, Jorge. Teoria do Estado e da Constituição. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão Técnica de: Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo, 2000.

NERY JUNIOR, Nelson; ABBOUD, Georges. Direito constitucional brasileiro: curso completo. 2. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

REISBERG, Liz; WATSON, David. Igualdade e Acesso no Ensino Superior: Este artigo é o Capítulo 11 do livro Leardership for World-Class Universities: Challenges for Developing Countries. Philip Altbach (ed.), Chestnut Hill: Boston College. 2010. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/igualdade-e-acesso-no-ensino-superior. Acesso em: 12 abr. 2023.

SANTOS, Boaventura de Souza. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, 65, Maio 2003, p. 3-76.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma Concepção Multicultural dos Direitos Humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 48, jun. 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4121248/mod_resource/content/1/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF. Acesso em: 26 de abr. 2023.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SARMENTO, Daniel. Dignidade da pessoa humana: conteúdo, trajetórias e metodologia. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2019.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 21. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

TAVARES, André Ramos. O STF e os Direitos Sociais em 30 anos da Constituição no Brasil. In: FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves (Coord.). Constituição Federal 30 anos. Ribeirão Preto: Migalhas, 2018.

UOL ECONOMIA. Brasil teve recorde da população abaixo da linha de pobreza em 2021, diz IBGE. 2022. Disponível em: Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/12/02/brasil-teve-recorde-da-populacao-abaixo-da-linha-de-pobreza-em-2021-diz-ibge.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 29 abr. 2022.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

Montes Netto, C. E., & Martinez, V. C. (2024). Pode a igualdade de condições para o acesso e permanência no ensino superior contribuir para fortalecer o direito fundamental à própria democracia?. Revista Derecho En Debate, 33(62), e14862. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2024.62.14862