John Dewey e a Educação Para uma Sociedade Democrática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.135-154Resumo
O presente artigo destaca as ideias de John Dewey sobre a importância da educação para a continuidade dos grupos sociais e para a reconstrução e reorganização da sociedade democrática, priorizando o aprender fazendo e combinando prática, teoria, vida-experiência-aprendizagem em um processo permanente. É uma pesquisa bibliográfica sobre uma teoria geral da educação fundada na democracia que vê a educação como uma reconstrução e reorganização da experiência para um em mundo em mudança, ou seja, como um processo geral, uma necessidade de vida ou um recurso de transmissão do patrimônio cultural acumulado pelo grupo social a seus descendentes, representando, também, ao nosso ver, a influência pragmatista mais marcante e significativa no Brasil, principalmente através de Anísio Teixeira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).