REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA E AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.239-258Palavras-chave:
Progressão Continuada, Avaliação, Ensino Fundamental.Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 prevê no artigo 32 §2° que as instituições escolares utilizem o Regime de Progressão Continuada, o qual está diretamente ligado a avaliação. A pesquisa objetiva demonstrar estatística e descritivamente a realidade da avaliação no Regime, destacando questões como tempo de aprendizagem, práticas avaliativas e acompanhamento individual a partir da perspectiva dos alunos com a qual foi realizada uma pesquisa no 9° ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola Estadual do Município de Humaitá/AM. Estudos sobre a temática possibilitaram identificar direitos previstos em lei que serviram de base para a nossa análise, demonstrando que todas as formas avaliativas são utilizadas em sala de aula, porém, ainda há resquícios do ensino tradicional nas medidas utilizadas, com alunos que tendem a esperar por instruções e que o termo “reprovação” ainda se faz presente no contexto escolar, mesmo que vedada a sua utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).