USO DE VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E SELEÇÃO
USE OF VIDEO-LECTURES AS A DIDATIC RESOURCE: ANALYSIS AND SELECTION CRITERIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10289Palavras-chave:
Tecnologias digitais na educação, Videoaula, Ensino de Química, Ensino de Físico-Química, YoutubeResumo
Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o uso de videoaulas como recurso didático utilizando a sala de aula invertida em aulas de Físico-Química. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram a internet (para a seleção das videoaulas), as anotações do professor-pesquisador e um questionário de avaliação aplicado aos alunos. A partir desses instrumentos, foram definidos critérios de análise e seleção de videoaulas. Como produto educacional foram gravados vídeos para compor uma playlist no YouTube, cujo objetivo é servir como guia para os professores que se interessarem pelo tema, além de playlists com as melhores videoaulas utilizadas durante a execução do projeto, cuja criação visa facilitar a organização dos estudos de cada aluno e a pesquisa dos professores que não tenham tempo de fazer sua própria seleção de videoaulas. Mais de 90% dos alunos aprovaram a indicação de videoaulas pelo professor.
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