USO DE VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E SELEÇÃO

USE OF VIDEO-LECTURES AS A DIDATIC RESOURCE: ANALYSIS AND SELECTION CRITERIA

Autores

  • Luciano Dias da Silva IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Maurício Capobianco Lopes FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10289

Palavras-chave:

Tecnologias digitais na educação, Videoaula, Ensino de Química, Ensino de Físico-Química, Youtube

Resumo

Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o uso de videoaulas como recurso didático utilizando a sala de aula invertida em aulas de Físico-Química. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram a internet (para a seleção das videoaulas), as anotações do professor-pesquisador e um questionário de avaliação aplicado aos alunos. A partir desses instrumentos, foram definidos critérios de análise e seleção de videoaulas. Como produto educacional foram gravados vídeos para compor uma playlist no YouTube, cujo objetivo é servir como guia para os professores que se interessarem pelo tema, além de playlists com as melhores videoaulas utilizadas durante a execução do projeto, cuja criação visa facilitar a organização dos estudos de cada aluno e a pesquisa dos professores que não tenham tempo de fazer sua própria seleção de videoaulas. Mais de 90% dos alunos aprovaram a indicação de videoaulas pelo professor.

Biografia do Autor

Maurício Capobianco Lopes, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Engenharia e Gestão e Conhecimento (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2011), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC - 1994) e Bacharel em Ciência da Computação (UFSC - 1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) onde atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Os principais projetos que coordena estão relacionados ao ensino, pesquisa e extensão em tecnologias digitais aplicadas à educação sobretudo voltados para cursos de formação de professores aplicando estratégias e métodos inovadores. Atuou em programas como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCENCIA) na FURB. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Silva, L. D. da, & Lopes, M. C. (2021). USO DE VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E SELEÇÃO: USE OF VIDEO-LECTURES AS A DIDATIC RESOURCE: ANALYSIS AND SELECTION CRITERIA. Revista Contexto & Educação, 36(115), 398–415. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10289