PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE
PEDAGOGICAL PRACTICES DEVELOPED AT THE RIBEIRINHA SCHOOL OF RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.251-266Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação do Campo. Educação Ribeirinha. Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo trata de reflexões teórico-prática acerca de experiências educativas interdisciplinares desenvolvidas nos anos iniciais de uma escola pública do campo. Nosso objetivo foi compreender como as práticas pedagógicas nas turmas multisseriadas nas aulas de História, Geografia e Ciências Naturais tem se materializado de forma interdisciplinar considerando a realidade das comunidades ribeirinhas. A metodologia abordada foi a pesquisa-ação, pois buscou-se a participação ativa do objeto de pesquisa, a vivência e intervenção junto ao contexto escolar. A realidade investigada foi uma turma multisseriada de ensino fundamental do 2º ao 5º ano. O enfoque principal esteve voltado para a interdisciplinaridade das temáticas abordadas, assim como uma ampla discussão sobre as comunidades camponesas no Brasil e na Amazônia, bem como a identidade e o trabalho dos sujeitos. As atividades ocorreram durante o ano de 2018 na EMEF Fé em Deus, Rio Ana Igarapé, município de Igarapé-Miri, no estado do Pará. Os resultados revelaram que trabalhar a interdisciplinaridade e a dialogicidade com turmas heterogênea nas escolas multisseridas anconrado nos princípios dos temas geradores freireano permite ao professor e aos alunos uma dinâmica promissora para o processo de ensino-aprendizagem e ao aprofundamento do conhecimento da realidade social e escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).