Ser Criança e Ter Infância na Pastoral da Criança

Autores

  • José Mateus do Nascimento UFRN
  • Marlúcia Menezes de Paiva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.133-151

Resumo

Pesquisa desenvolvida no Bairro Parque dos Coqueiros, em Natal, Rio Grande do Norte, analisa a ação socioeducativa da Pastoral da Criança como pedagogia da sobrevivência nas populações pobres. Os familiares aprendem a lidar com a prevenção, o essencial, o alternativo e as probabilidades, na produção de táticas de escape, diante das condições de exclusão ou mesmo de extermínio social. Dessa maneira, a Pastoral da Criança recupera o sentimento de infância nos bolsões de pobreza, trabalhando para diminuir os índices de desnutrição e mortalidade materno-infantil. Essa pedagogia da sobrevivência firma-se no ensinar-aprender as artes de cuidar da criança pobre.

Biografia do Autor

José Mateus do Nascimento, UFRN

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação – UFRN e filiado à Base de Pesquisa “Educação, História e Práticas Educacionais”

Marlúcia Menezes de Paiva, UFRN

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PUC/SP e coordenadora da Base
de Pesquisa “Educação, História e Práticas Educacionais”

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Publicado

2013-05-17

Como Citar

Nascimento, J. M. do, & Paiva, M. M. de. (2013). Ser Criança e Ter Infância na Pastoral da Criança. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(78), 133–151. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.133-151