O desenvolvimento de letramento visual na prática docente de arte na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10905Palavras-chave:
Formação docente; Letramento visual; Gramática do Design VisualResumo
Este artigo apresenta um recorte de dissertação sobre o desenvolvimento do letramento visual no processo de formação docente de Arte. Nessa pesquisa buscou-se verificar como é feita a abordagem teórica e metodológica desse tipo de letramento nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Ademais, informações sobre o perfil acadêmico e profissional de professores de Arte foram levantados em um curso de extensão para esse público. Nesse curso realizou-se um estudo de caso e a Gramática do Design Visual foi o referencial teórico apresentado para fundamentar as práticas de leitura de imagens e letramento visual. Os resultados apontam que o letramento visual não é privilegiado em cursos de Artes Visuais e, portanto, sua abordagem é insatisfatória na Educação Básica. Sendo assim, a oferta de cursos que desenvolvam o aporte teórico mencionado pode auxiliar na mediação de práticas docentes de letramento visual nesse segmento de ensino.
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