O desenvolvimento de letramento visual na prática docente de arte na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10905

Palavras-chave:

Formação docente; Letramento visual; Gramática do Design Visual

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de dissertação sobre o desenvolvimento do letramento visual no processo de formação docente de Arte. Nessa pesquisa buscou-se verificar como é feita a abordagem teórica e metodológica desse tipo de letramento nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Ademais, informações sobre o perfil acadêmico e profissional de professores de Arte foram levantados em um curso de extensão para esse público. Nesse curso realizou-se um estudo de caso e a Gramática do Design Visual foi o referencial teórico apresentado para fundamentar as práticas de leitura de imagens e letramento visual. Os resultados apontam que o letramento visual não é privilegiado em cursos de Artes Visuais e, portanto, sua abordagem é insatisfatória na Educação Básica. Sendo assim, a oferta de cursos que desenvolvam o aporte teórico mencionado pode auxiliar na mediação de práticas docentes de letramento visual nesse segmento de ensino.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Maciel, A. M. C. A. ., & Alves, A. S. (2023). O desenvolvimento de letramento visual na prática docente de arte na educação básica. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10905. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10905

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes