Políticas para Educação Rural: uma história de governamento e de verdades (1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.87-108Resumo
O artigo pretende discutir a docência nas políticas culturais para educação rural e suas implicações no governamento de sujeitos rurais a partir da pesquisa Uma história de governamento e de verdades – Educação Rural no Rio Grande do Sul (1950-1970). A pesquisa inscreve-se no campo das discussões educacionaisque examinam relações de poder-saber e leva em conta a perspectiva que toma a educação em seu papel na fabricação ativa dos indivíduos. A investigação trata de um processo de produção de subjetividades de crianças, jovens e docentes para
novos tempos vividos entre as décadas de 50 e 70 do século XX e analisa investimentos estratégicos levados a efeito por meio da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul e do manual didático Escola Primária Rural. Conclui que tais investimentos
não queriam produzir apenas os rurais escolares, mas também pretendiam atingir, o mais amplamente possível, as comunidades rurais, as famílias; em última instância, queriam atingir a vida dessas populações, regulando-a, governando-a.
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