Exclusão e Inclusão Social: teoria e método
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.187-206Resumo
Uma pesquisa realizada sobre a noção de pobreza e as estratégias de sua superação, cujos dados constituem base para a análise que se faz neste texto, fornece elementos para se questionar a adequação da palavra “inclusão” quando se refere às ações governamentais de “educação inclusiva” no Ensino Fundamental, assim como à política de cotas para o acesso ao ensino superior. Assim, o objetivo deste artigo é analisar as implicações inerentes à trajetória e aos entraves teóricos doaparecimento do discurso da exclusão e inclusão social, a partir do contexto e do significado da noção da exclusão social e dos equívocos teóricos e metodológicos acomodados neste conceito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).