O GÊNERO DO BRINQUEDO!

Autores

  • Cristiana Callai de Souza Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.81-91

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir as construções
discursivas sobre as representações de gênero, entendendo-as
como uma produção histórico-cultural, que, por meio de
brinquedos e brincadeiras, acabam determinando os “lugares”
dos sujeitos infantis no contexto social. Produz-se, assim, uma identidade de gênero que está associada às atividades socialmente aceitas para os “meninos” e para as “meninas”.
Esses discursos estão amparados por “regimes de verdades” que legitimam a prática discriminatória do sexismo no âmbito
escolar e familiar. Relativizar os pressupostos de um sistema
de manipulação e controle só se torna possível mediante a
desconstrução de conceitos naturalizados, constituindo-se em
novas possibilidades de pensar as relações de gênero e suas
implicações. Para realização desta pesquisa utilizo a etnografia
infantil como estratégia metodológica.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Souza, C. C. de. (2013). O GÊNERO DO BRINQUEDO!. Revista Contexto &Amp; Educação, 19(71-72), 81–91. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2004.71-72.81-91