Contando história: Uma experiência de ensino colaborativo na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11368

Palavras-chave:

Educação Básica. Escola inclusiva. Ensino Colaborativo.

Resumo

Este estudo apresenta um recorte das atividades desenvolvidas pela Educação Especial em uma escola de Educação Básica da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, na qual uma das autoras atua como professora de Educação Especial. Tem-se como objetivo identificar em que medida o Ensino Colaborativo potencializa a Educação escolar inclusiva na Educação Básica. Para tal, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, com análise de caráter descritivo. Discute-se que as práticas pedagógicas realizadas na perspectiva do Ensino Colaborativo implicam na relação entre professor de Educação Especial e de sala de aula regular, colaborando positivamente no processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos, potencializando o aprender e contribuindo para a efetivação do processo de inclusão escolar.

Dentre as conclusões, observa-se que o Ensino Colaborativo pode contribuir e potencializar a Educação escolar inclusiva, desde que encontre um contexto aberto e acessível para a realização desta prática de ensino. Dentre os aspectos observados ao longo da pesquisa, destacam-se a possibilidade de trocas entre os professores e os alunos e a democratização do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Venturini Medeiros, R., de Oliveira Pavão, S. M., & Neves Picada, Ângela B. (2023). Contando história: Uma experiência de ensino colaborativo na educação básica. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11368. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11368

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes