REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE DOCENTES DO MERCOSUL ACERCA DA TRANSVERSALIDADE

CONCEPTUAL REPRESENTATIONS OF MERCOSUR TEACHERS ABOUT TRANSVERSALITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11475

Palavras-chave:

Aprendizagem, Contextualização, Cotidiano Escolar, Formação Continuada

Resumo

Este estudo propõe-se a investigar as concepções de docentes brasileiros, argentinos e uruguaios acerca da transversalidade na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Participaram 96 docentes de escolas públicas situadas nas regiões periféricas de cidades que fazem parte da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai. Os dados foram coletados por questionários, tratados e categorizados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados originam quatro categorias associadas: i) contextualização; ii) aprendizagem significativa; iii) formação de sujeitos; e iv) interdisciplinaridade. Os temas com maior frequência são semelhantes nos países pesquisados e estão relacionados ao Meio Ambiente e à Saúde. Quanto aos subsídios da formação continuada para o trabalho focado na transversalidade, o Uruguai destaca-se em relação à Argentina e ao Brasil. Conclui-se que as representações sobre transversalidade versam sobre transformação dos conceitos, explicitação de valores e inclusão de procedimentos vinculados ao cotidiano do educando. Assim, infere-se ser incipiente a inserção da transversalidade nas práticas educativas e nas formações continuadas da área fronteiriça visando ampliar os significados elaborados na construção do conhecimento, superar paradigmas tradicionais de ensino e aproximar os segmentos educacionais destes países.

Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutoranda PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa).

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Pós doutorado em Bioquímica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Docente na Unipampa; Docente no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa).

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Pós Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquímica (Unipampa), Mestra em Bioquímica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa); Professora colaboradora PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Unipampa).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Carrazoni Lopes Viçosa, C. S., Folmer, V., & Fernandes Salgueiro, A. C. (2021). REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS DE DOCENTES DO MERCOSUL ACERCA DA TRANSVERSALIDADE: CONCEPTUAL REPRESENTATIONS OF MERCOSUR TEACHERS ABOUT TRANSVERSALITY. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 161–176. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11475