PERFIL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Marilene Dandolini Raupp UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.147-176

Resumo

O objetivo deste artigo é revelar uma caracterização das unidades de educação infantil nas universidades federais. Foram utilizados questionários, entrevistas e trabalhos que se referem às questões de luta por creches a partir dos movimentos sociais da década de 70 e às conquistas da creche como um direito da mulher e do trabalhador, como também, legislações sobre creche no local de trabalho. São novos os desafios para as unidades universitárias federais de educação infantil que indicam para a maioria delas a necessidade de assumirem funções para além do cuidado e educação das crianças. Com base nessa análise, o artigo aponta para a necessidade de as unidades repensarem questões polêmicas
ainda presentes, direcionando essas questões para a realização de um projeto institucional com definições claras do papel dessas unidades no interior da universidade. A caracterização desse campo revela pontos que poderão contribuir para a compreensão da razão da existência dessas unidades no interior da universidade.

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Publicado

2013-05-22

Como Citar

Raupp, M. D. (2013). PERFIL DAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 17(68), 147–176. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.147-176