O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA QUANTO AO GÊNERO
THE USE OF COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL AS INSTRUMENT TO REDUCE INCOME INEQUALITY REGARDING TO GENDER
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11639Palavras-chave:
Desigualdade de gênero. Formação docente. Pensamento computacional. Tecnologias digitais.Resumo
A presença das tecnologias digitais nas diversas esferas sociais é algo extremamente evidente nos últimos anos. No âmbito escolar, acredita-se que o estímulo do pensamento computacional é um potente recurso que deve ser explorado a fim de proporcionar melhores oportunidades aos discentes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê na Competência Geral 5 a utilização de tecnologias digitais para desenvolver o protagonismo estudantil. Contudo, o estudo evidencia a necessidade de aprimoramento docente para atuar na disciplina de informática na educação básica. Historicamente, a profissão docente é majoritariamente inerente às mulheres ao passo que as profissões relacionadas às ciências exatas são destinadas aos homens. Além disso, as discrepâncias salariais existentes em detrimento do gênero é outra questão preocupante na sociedade brasileira. É preciso que haja uma quebra de paradigmas e acredita-se que uma das ferramentas capaz de proporcionar esta emancipação é a educação. A inserção da disciplina de informática nos anos finais do ensino fundamental é capaz de subsidiar o desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional, e proporcionar às alunas desta faixa etária a possibilidade de vislumbrar caminhos que possam atuar ativamente na redução da desigualdade de renda com relação ao gênero, caminhando em direção à equiparação salarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).