A Licenciatura em Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú: Narrativas das professoras egressas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11646

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura curta, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Narrativas autobiográficas

Resumo

Objetivou-se compreender como o Programa de Formação de Professores pedagogos em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) reverberou profissionalmente a vida dos professores leigos na cidade de Fortaleza-CE. A delimitação temporal foi de 1997 a 2004, período que compreendeu a idealização, a elaboração e a execução do programa, motivado tanto pela exigência da LDB nº 9394/96 de que todo professor deveria formar-se em nível superior para atuar na Educação Básica, quanto pela contingência de professores leigos em atividade no Estado do Ceará. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, amparada metodologicamente pela pesquisa narrativa, delineada a partir das oralidades coletadas por intermédio de entrevistas, que considerou para análise as memórias de três professoras egressas do programa em estudo. Os resultados apontaram que a formação em Regime Especial significou, para as docentes, oportunidade ímpar de realizar um curso superior, além do reconhecimento e da valorização profissional, ainda que tenha apresentado fragilidades na qualidade da formação.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Stascxak, F. M., Santana, J. S., & Fialho, L. M. F. (2023). A Licenciatura em Pedagogia em Regime Especial da Universidade Estadual Vale do Acaraú: Narrativas das professoras egressas. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11646. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11646

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho